Skip to main content
Lab Vis

Visuality and Visualization LabSchool of Fine ArtsFederal University of Rio de Janeiro

Dynamic brand

Transformando um prédio em uma orquestra

Convertendo dados em música, onde os criadores são os próprios prédios.

December 18th, 2025

O projeto DATASONICA, desenvolvido pela designer de dados Tiziana Alocci traz uma instalação que converte dados ambientais em som e luz, transformando um edifício em uma orquestra.

Vários sensores coletam variáveis como temperatura do ar, umidade, radiação solar e ponto de orvalho. Esses dados são convertidos em instrumentos musicais específicos:

  • Temperatura → órgão de igreja
  • Umidade → contrabaixo
  • Radiação solar → violino
  • Ponto de orvalho → glockenspiel (uma espécie de xilofone de metal)

“A paisagem sonora resultante é simultaneamente analítica e emocional — uma estrutura viva onde a arquitetura produz e executa os seus próprios dados.”

Comissionado pelo Future Botanic para o painel Narrating Planetary Crisis: Art, Data, and the Language of Sustainability durante a London Art+Climate Week 2025, o projeto propõe uma alternativa às tradicionais visualizações gráficas de dados climáticos. 


Para sua realização, foi utilizado um processo iterativo de visualização de dados e design de som. Os dados coletados pelos sensores foram convertidos com uma ferramenta de sonificação, mapeados e transformados em sequências MIDI. 

A cada conjunto de dados foi atribuído um instrumento e uma faixa sonora, criando uma composição em camadas que evolui com as flutuações ambientais do dia.

a imagem mostra do lado esquerdo a interface do programa que foi usado para gerar os sons. do lado direito há um monitor com uma cena do projeto final.

Por fim, a Produção sonora e visual em softwares como LogicPro e TouchDesigner, criando uma experiência audiovisual imersiva.

A instalação estreou no evento "Narrando a Crise Planetária: Arte, Dados e a Linguagem da Sustentabilidade" durante a Semana de Arte e Clima de Londres, no Unit London, em Mayfair. A obra envolveu o público em frequências profundas e visuais imersivos, trazendo uma experiência sensorial única.

uma foto da instalação presencial, mostrando uma tela display em uma parede, com outra cena do projeto em cor vermelha
Uma parte do video do projeto. o texto traduzido: Essas variáveis ​​são processadas por meio de um sistema de sonificação de dados personalizado que mapeia cada conjunto de dados para parâmetros sonoros específicos. A temperatura do ar, a umidade, a radiação solar e a temperatura do ponto de orvalho são capturadas, traduzidas e transformadas em frequências sonoras, que animam este visual.
"Essas variáveis ​​são processadas por meio de um sistema de sonificação de dados personalizado que mapeia cada conjunto de dados para parâmetros sonoros específicos. A temperatura do ar, a umidade, a radiação solar e a temperatura do ponto de orvalho são capturadas, traduzidas e transformadas em frequências sonoras, que animam este visual."

O próximo passo do projeto, diz Alocci, é conectar-se a feeds de dados em tempo real, transformando-se em um fluxo ao vivo de sonificação capaz de transmitir condições ambientais minuto a minuto, em qualquer lugar do mundo.

Estudante de comunicação visual design e bolsista PIBIC, tenho interesse em artes visuais, ilustração e animação.