Transformando um prédio em uma orquestra
Convertendo dados em música, onde os criadores são os próprios prédios.
December 18th, 2025
O projeto DATASONICA, desenvolvido pela designer de dados Tiziana Alocci traz uma instalação que converte dados ambientais em som e luz, transformando um edifício em uma orquestra.
Vários sensores coletam variáveis como temperatura do ar, umidade, radiação solar e ponto de orvalho. Esses dados são convertidos em instrumentos musicais específicos:
- Temperatura → órgão de igreja
- Umidade → contrabaixo
- Radiação solar → violino
- Ponto de orvalho → glockenspiel (uma espécie de xilofone de metal)
“A paisagem sonora resultante é simultaneamente analítica e emocional — uma estrutura viva onde a arquitetura produz e executa os seus próprios dados.”
Comissionado pelo Future Botanic para o painel Narrating Planetary Crisis: Art, Data, and the Language of Sustainability durante a London Art+Climate Week 2025, o projeto propõe uma alternativa às tradicionais visualizações gráficas de dados climáticos.
Para sua realização, foi utilizado um processo iterativo de visualização de dados e design de som. Os dados coletados pelos sensores foram convertidos com uma ferramenta de sonificação, mapeados e transformados em sequências MIDI.
A cada conjunto de dados foi atribuído um instrumento e uma faixa sonora, criando uma composição em camadas que evolui com as flutuações ambientais do dia.

Por fim, a Produção sonora e visual em softwares como LogicPro e TouchDesigner, criando uma experiência audiovisual imersiva.
A instalação estreou no evento "Narrando a Crise Planetária: Arte, Dados e a Linguagem da Sustentabilidade" durante a Semana de Arte e Clima de Londres, no Unit London, em Mayfair. A obra envolveu o público em frequências profundas e visuais imersivos, trazendo uma experiência sensorial única.


O próximo passo do projeto, diz Alocci, é conectar-se a feeds de dados em tempo real, transformando-se em um fluxo ao vivo de sonificação capaz de transmitir condições ambientais minuto a minuto, em qualquer lugar do mundo.