Design da informação para a inclusão: visualizando a acessibilidade comunicacional em museus do Estado do Rio de Janeiro

Este artigo investiga como a visualização de dados pode contribuir para evidenciar lacunas na acessibilidade comunicacional de museus para pessoas cegas e com baixa visão no Brasil, com foco no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia envolveu a coleta, análise e categorização de dados sobre acessibilidade em museus fluminenses, resultando na criação de um infográfico ilustrado. Os resultados indicam desigualdades significativas na distribuição dos recursos acessíveis, concentrados em poucas instituições. Conclui-se que infográficos podem ser ferramentas para sensibilizar as pessoas, influenciar políticas públicas e promover a inclusão, tornando as disparidades mais visíveis e compreensíveis.
Publicado no 12º Congresso Internacional de Design da Informação em Setembro 2025
Como citar:
Affonso, Igor; Kosminsky, Doris; Pires, Julie de Araujo; "Design da informação para a inclusão: visualizando a acessibilidade comunicacional em museus do Estado do Rio de Janeiro", p-1569-1582. In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 23186968, DOI 10.5151/cidi2025-1085847